segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB E BALÉ TEATRO CASTRO ALVES FAZEM NOVA PARCERIA NO PROJETO BTCA MEMÓRIA


26 anos após criar coreografia encenada pelo BTCA, o coreógrafo argentino Oscar Araiz volta a Salvador para remontar A Sagração da Primavera com uma nova geração de bailarinos

Nos dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo), às 20 horas, período em que se comemora a chegada da primavera, o Teatro Castro Alves (TCA) apresenta o espetáculo A Sagração da Primavera, que tem criação do argentino Oscar Araiz e coordenação de remontagem da bailarina do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) Anna Paula Drehmer. O balé, que é considerado um marco da história da dança, foi criado pelo russo Igor Stravinsky (1882-1971), com coreografia original de Vaslav Nijinsky (1890-1950), e em 2013 está completando 100 anos de existência. Viabilizada pelo BTCA Memória, a remontagem é fruto da parceria entre o BTCA e a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). O projeto busca estabelecer diálogos e conexões em processos de releituras de produções de dança, criadas anteriormente e interpretadas por um grupo de artistas com perfis e formação próprios daquele momento.

[Foto por Luis Molina]

A força e ousadia do balé A Sagração da Primavera já inspiraram várias versões, com destaque para as do francês Maurice Béjart (1927-2007), em 1959, e da alemã Pina Bausch (1940-2009), em 1973. Em 1987, o BTCA montou sua própria versão com coreografia do argentino Oscar Araiz, que retorna a Salvador para esta remontagem, 26 anos depois. “Voltar à Bahia depois de muitos anos para fazer a mesma obra é muito particular, porque há algo de novo, uma nova geração de dançarinos que vivem num outro momento. E é interessante perceber que, ainda sendo outro momento, existe aquela mesma entrega por parte dos dançarinos, que, apesar de serem jovens e não terem tanta experiência, são artistas que fazem desse espetáculo mais do que uma representação, uma celebração!”, comenta.

[Foto por Luis Molina]

Resgatando esta célebre coreografia, o projeto BTCA Memória possibilita aos 20 jovens bailarinos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da FUNCEB, que foram selecionados em processo de audições, a oportunidade de participar de um processo de recriação coreográfica, vivenciado de forma intensiva durante três meses como intérpretes. Esse contexto se estabelece para esses jovens como um espaço não só de prática profissional, mas de ensino-aprendizagem, com potencial de propiciar mudanças a partir da aquisição de novas práticas e atitudes como artistas e, em especial, como bailarinos participantes de um grupo de dança profissional.
Para Anna Paula Drehmer, coordenadora da remontagem, “Remontar este espetáculo depois de 26 anos permite que alunos do curso profissionalizante da Escola de Dança da FUNCEB tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos através de uma grande obra prima, repleta de signos e significados, e que traz um coreógrafo de renome internacional”.

[Foto por Luis Molina]
Se por um lado o projeto BTCA Memória beneficia uma nova geração de dançarinos que revivem grandes obras, por outro, permite aos integrantes do BTCA a possibilidade de exercitarem competências conquistadas como bailarinos ao longo das suas experiências, atuando em outros papéis, participando do fazer da dança e tendo o prazer de reverem a obra em outros corpos. Além disso, o projeto confere ao público a oportunidade de rever gratuitamente um repertório e uma produção de um grupo representativo da Bahia.

[Foto por Luis Molina]

A Sagração da Primavera – Projeto BTCA Memória
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quando: 21 e 22 de setembro (sábado e domingo), às 20 horas
Quanto: Grátis
Contato: 71 3117-4899

Realização: BTCA/ TCA/ Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ Secult - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário