sexta-feira, 1 de novembro de 2013

HOMENAGEM A PROFESSORA LENIZA SANTOS PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CANTOS DAS ARTES QUE CELEBRA ESSE MÊS MAIS UM ANO DE HISTÓRIA



Natural de Lagoa Real Caetité-Bahia. Diplomada pelo Instituto de Educação Anísio Teixeira de Caetité, também estudou Artes e Música. Teoria Musical, Harmonia Vocal e Instrumental, onde foi aluna das renomadas professoras Mercedes Prisco e Celcina Teixeira; esta última irmã do grande pedagogo Anísio Teixeira.
É instrumentista, regente de coro e orquestra tem especialidade em canto, canto coral, gregoriano, barroco, e lírico; curso de violino método Suzuki, pelo departamento de música da Universidade Federal da Bahia. Foi aluna dos mais renomados professores do Brasil e da Europa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Pró-Reitora de Pós-Graduação e pesquisa – Gerência de Gestão Cultural e Pró-Musica – Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga; onde fez os seguintes cursos: Música Antiga Portuguesa, Canto, Prática de Regência Coral, Canto Barroco e Canto Gregoriano (I, II, III, IV e V) Encontro de Musicologia Histórica, Violino para Crianças, Prática de Orquestras – Experimental, Câmara e Orquestra Sinfônica, Canto Técnica Vocal e Interpretação de ópera.
Fundadora e Professora da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, Itapetinga-Ba que conta com grupos Corais Vocais, Instrumentais, Artísticos e Folclóricos. Este trabalho está completando 35 anos de sonhos lutas e realizações atende crianças de 3 anos a idosos de 104 anos não tem fins lucrativos é voltado para inclusão social. É membro ativo da APEMBA (Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia), representa esta associação há 13 anos; no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga de Juiz de Fora, que tem como objetivo resgatar nossa memória. A mesma tem participação em sete CDs, resgate que fica para estas e as próximas gerações.
Nos quinhentos anos do Brasil trabalhou com dois corais de quinhentas vozes; um de crianças na cidade de Itabuna e outro na cidade de Lagoa Real, onde formou uma orquestra regional com 200 Músicos amadores, este trabalho foi mostrado pelas emissoras de TV: Record, TV sudoeste e Manchete.

No ano de 2002, seu trabalho foi reconhecido pela Rede Globo - Programa Ação de Serginho Groisman, recebeu o prêmio Amigo da Cultura 2002 pela ABCDE (Associação Brasileira de Cultura e Desenvolvimento Educacional), com apoio da Unicef. Em 2005 concorreu ao Prêmio Servidor Cidadão e ficou em 2º Lugar. Atualmente é regente de vários corais; rege os corais e Orquestras da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes. E até hoje continua levando a música para crianças, jovens, adultos e idosos, fazendo um trabalho de inclusão e cidadania, trabalho esse que já perdura por mais de 40 anos de muitos desafios e sucesso.


Acesse o Blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário