sábado, 3 de maio de 2014

ESCRITOR ITAPETINGUENSE LANÇA LIVRO DE POESIAS

Em um “bate papo” com Gilson Vasconcellos, editor do Itapetinga News, 
Leandro Martins falou sobre lançamento do novo livro.

O Itapetinguense Leandro Martins, 34, é uma das promessas da nova geração de escritores da região e tem propagado suas inspirações seja em seus livros ou através de uma página especializada na internet. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, casado com a professora Jádila Melo, pai de Pedro Léo, é funcionário público estadual.

Nesta quarta – feira, 30, ele lançou o livro “130 Poesias e o Infinito de Emoções”, mais uma de suas obras. O evento aconteceu na biblioteca da cidade e reuniu várias pessoas que admiram a literatura em especial a infantil.

Em um “bate papo” com Gilson Vasconcellos, editor do ItapetingaNews, Leandro Martins falou sobre lançamento do novo livro, a experiência como escritor e comentou sobre o apoio a cultura literária local.

Gilson Vasconcellos - Há quanto tempo você atua com escritor? O que despertou o interesse em escrever?

Leandro Martins - Comecei a escrever por volta de 1995. Meu interesse em escrever foi despertado na escola, ao estudar sobre a literatura. Desde então, sempre escrevo para expressar sentimentos através das palavras. Escrevo por prazer (Hobby), não como um profissional.



Gilson Vasconcellos - Mas quem escreve por que gosta não se torna um profissional? Já lançou quantos livros?

Leandro Martins - No meu entendimento um escritor profissional é o que vive da literatura, logicamente ele também escreve por prazer, mas, além disso, é a sua profissão. Já publiquei quatro livros. O primeiro Devaneios Insólitos [poesias] publiquei pela Editora Clube de Autores em 2009 (uma editora que comercializa os livros pela internet sob encomenda, boa para iniciar a divulgação dos trabalhos literários) o segundo livro, um pequeno conto chamado Conspiração, também publicado pelo Clube de Autores em 2012, o terceiro foi Reflexões Doutrinárias: artigos e respostas que publiquei pelo Clube de Autores e Virtual Books em 2010. Nosso 4º livro é o atual: 130 Poesias e o Infinito de Emoções. Também possuo uma página no Recanto das Letras onde publico diversos textos: http://www.recantodasletras.com.br/autores/leandromj. Leandro Martins de Jesus – Perfil: www.recantodasletras.com.br

Gilson Vasconcellos - Fale um pouco sobre o novo trabalho...

Leandro Martins - Nosso livro atual 130 poesias e o infinito de emoções, publicado pela Editora Virtual Books (2014) é fruto de uma seleção de 130 poesias dentre as que escrevi de 1997 a 2013, apresentando ao leitor poesias carregadas de sentimentos, emoções, críticas, fé e reflexões sobre a vida.

Gilson Vasconcellos - Você une a Fé com a Literatura, isso ajuda a ter tanta inspiração?

Leandro Martins - Pra mim a fé sempre é fonte de inspiração, não é por acaso que São Paulo ensina que “28. Porque é nele (DEUS) que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça...” (At 17,28). Assim, não há como não inspirar-se pela fé. O próprio Saltério da Bíblia é uma magnífica obra poética que expressa fé e vida!

Gilson Vasconcellos - Suas obras publicadas também são divulgadas em uma página da internet. Tem sido um espaço importante pra jovens escritores como você?

Leandro Martins - Com certeza, o mundo mudou com a globalização. Atualmente a internet é uma ferramenta incrível para todas as áreas do conhecimento. E no campo da literatura propicia a divulgação em rede mundial de um texto, de um livro, proporciona à troca de conhecimento, contato com leitores de diversas partes do Brasil e até de outros países.

Gilson Vasconcellos - Itapetinga é um celeiro de pessoas que tem uma marca voltada para a literatura como um todo, exemplo Marvione Macedo e tantos outros, possui até uma Academia de Letras. Na sua opinião como escritor, quais os avanços que poderiam ter na cultura literária local?

Leandro Martins - Poderíamos ter mais avanços se a literatura fosse mais incentivada como prática cultural pela Secretaria de Educação Municipal e pela Diretoria de Cultura; a exemplo do que ocorre com o festival de música. Mas, graças a Deus, temos grandes escritores em nossa cidade como Valdeique Oliveira, Eduardo Fiscina, Wilson Ribeiro, Maurício Gomes, e muitos outros. O trabalho realizado por Tia France com o Expresso Leiturinha é magnífico, desperta o gosto pela literatura na juventude; A secretaria Estadual também tem um bom projeto TAL (Tempo de Artes Literárias) que incentiva a literatura a nível estadual nas escolas. Temos muito a evoluir, mas, temos o essencial: o sonho e a vontade de produzir. Agora precisamos conscientizar as instituições para que efetivem projetos que incentivem a literatura.

Gilson Vasconcellos – Obrigado e parabéns!

Leandro Martins - Obrigado a você.






Fonte: Gilson Vasconcellos - (77) 8821 - 9594. Fotos: Arquivo pessoal.

Itapetinga News

Um comentário: