segunda-feira, 5 de maio de 2014

POETA ITAPETINGUENSE PARTICIPA DA MOSTRA LITERÁRIA EM VITORIA DA CONQUISTA EM HOMENAGEM AO POETA CAMILO DE JESUS LIMA

Sou um pedaço infinito
De sonho
Sou o poeta de versos e
Lágrimas
Não sou mais que um
Simples viajante.”  (Trecho do poema – Poeta de Valdeique Oliveira)

Intitulando por diversas vezes como poeta do silêncio, Valdeique de Oliveira Pereira, natural de Itapetinga, começou a escrever aos oito anos de idade, participou de vários concursos e projetos de leitura e poesia, foi presidente da Associação dos Artistas de Itapetinga, membro fundador e Diretor da Sociedade Literária em 04 de Outubro, através destas instituições organizou o Salão Regional de Poesia e o Encontraarti. Atualmente é Presidente do Instituto Novo Rumo que realiza projetos da área: Cultural, Social e Educacional, tendo o projeto de maior expressão a Bienal do Livro que já está indo para terceira edição. Hoje o poeta, defensor da vida, músico, escritor, promotor de eventos culturais e tantas outras coisas, é um dos escritores convidados para a Mostra Conquista Literária que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio na cidade de Vitoria da Conquista.


      Em entrevista, ao ser perguntado sobre o que espera da Mostra Literária, responde dizendo que: “espera ser uma oportunidade de troca de idéias, pensamentos, projetos, informações, conhecimentos e que a poesia seja elevada sempre. E será! (afirma o poeta). Em relação ao que vai trazer para a mostra ele nos diz que como tem um trabalho desenvolvido como poeta e escritor há alguns anos, e o que ama fazer é ler e escrever, já que se trata de um encontro literário, vem mostrar um pouco da sua história e sua biografia como autor e ativista cultural nos projetos que estão desenvolvendo e já desenvolvidos há alguns anos, e provocar o pensamento coletivo na criação, no formato da integração regional dos poetas em seus variados estilos e atuação esperando contribuir para os novos autores. Ao falar sobre o homenageado que será Camilo de Jesus Lima, se mostra satisfeito dizendo:

- Bem, primeiro, que Camilo é um poeta proletário, um militante por causas e que revela em sua vida e obra uma identidade humana. Acho uma homenagem mais do que justa trazendo o pensamento e a memória do grande poeta e, por uma coincidência ruim, ele ter morrido atropelado em frente ao parque de exposições na cidade onde nasci. Como de costume não podíamos deixar de fazer uma pergunta um pouco esperada, mas importante já que se torna um ponto central da Mostra Conquista: O que significa poesia para o poeta Valdeique de Oliveira? Ele nos respondeu dizendo:

- “Primeiro deixo uma reflexão: Qual é o papel da poesia? Um encontro como esse traz a possibilidade de pensar de forma mais humana e, por que não dizer, poética.Essa nova realidade, que não é tão nova, em que vivemos, vendo um caos em relação a questões sociais, culturais educacionais e humanas. A poesia é um espelho que reflete em nós a expressão do outro que não se define".E de forma poética e simples ele termina a frase com um fragmento de um poema do próprio Camilo de Jesus que diz o seguinte:
“A presença indomável dos meus nervos,
A presença exaltada dos meus sentidos,
A exaltação dos teus sentidos, todos presentes
Na festa nupcial da noite breve”. (Vamos brincar de romantismo).

Há um mês, fazendo curso em Vitoria da Conquista, o poeta já conheceu o frio de nossa cidade e esta assim o espera de braços abertos, acolhedores, como sempre.
 Mais informações sobre a mostra conquista literária pode ser encontrada no site www.conquistaliteraria.wix.com


Matéria 
Thaís Gomes Silva
Professora, Poeta e Escritora
Vitoria da Conquista - BA



Nenhum comentário:

Postar um comentário